segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Meme literário: Isso ou aquilo?

Saudações, queridos leitores! Mais uma vez encontrei um meme bacana no blog da Melissa, o ótimo Livros de Fantasia, e resolvi fazer e compartilhar com vocês. Achei muito bacana e esse tipo de coisa sempre me ajuda a relaxar! Quem quiser brincar de responder nos comentários, eu vou gostar muito de ler!

1. Audiobook ou livro?

Hmm, livro, eu nunca ouvi um audiobook na verdade. E me conhecendo, não sei se conseguiria prestar atenção direitinho, eu divago bastante, é sempre melhor ter um texto concreto nas mãos!

2 - Capa dura ou capa mole?

Capa mole! Eu gosto mais da maleabilidade, apesar de achar as capas duras bem bonitas. O problema é que tem aquelas capas duras que vem apenas com um papel por cima, acho perigoso de rasgar...

3 - Ficção ou não-ficção?

Ficção, certamente. Eu gosto de viajar para outro mundo quando estou lendo. Vou-me embora pra Pasárgada.

4 - Harry Potter ou Crepúsculo?

Hehe. Hehe. Tenho mesmo que responder ou é óbvio demais? Harry Potter, claro. Eu gosto muito de um, e nada de outro.

5 - E-book ou livro?

Prefiro o livro em si, mas me acostumei muito a ler no computador. Afinal, eu escrevo o livro no computador e o leio depois. E o prazer que sinto escrevendo é tão grande que até me afeiçoei à telinha branca cheia de palavras.... abrir o word me empolga doida, desde os 15 que acho que o word e um teclado são portas para um mundo novo, hahaha.

6 - Comprar ou pegar emprestado?

Depende do volume na carteira. Livros no Brasil são caros demais. Se alguém tem algum livro que quero ler eu prefiro emprestar. O problema é que nem sempre eu leio rápido e daí a gente fica lá anos com um livro alheio e isso não é legal. Por esse motivo, quando sei que demorarei para ler uma obra, prefiro comprar de uma vez.

7. Livro único ou série?

Geralmente eu prefiro séries pela emoção de saber como tudo vai continuar, por aquela angústia gostosa que a gente sente no final de um livro que gosta e que sabe que vai ter continuação. Só que prefiro que a série não seja enorme, pois, como eu disse, livros são caros aqui no Brasil e muitas vezes demoram a ser lançados. Então o que acontece é que você lê um livro bacana, quer saber a continuação, mas descobre que a segunda parte nem foi lançada e a previsão não é das melhores. Lembro que tivemos que esperar pelas traduções de Dragonlance e da trilogia do Vale do Vento Gélido... e o medo de que a editora resolvesse simplesmente não lançar mais?

8 - Livraria física ou on-line?

Para comprar, gosto dos dois tipos. Na física adoro passear, ver os livros, CDs tomar capuccino gelado e não pagar frete!

9 - Livro longo ou curto?

Geralmente prefiro livros longos, porque gosto que a história, o desenvolvimento dos personagens, romances e tudo o mais que aprecio vá se desenvolvendo gradativamente, e seja bem explicado. Por que fulano mudou, o que aconteceu, por que o vilão decidiu que agiria de tal maneira, qual a história de tal lugar, etc. Mas é duro quando o livro é muito longo e enrolado. É melhor que seja curto e bem amarrado, ágil, gostoso de ler...

10 - Drama ou ação?

Os dois misturados (aventuras com altos acontecimentos dramáticos, eba!)?? Mas acho que, por um e por outro, prefiro ação.

11 - Prefere ler no seu canto ou tomando sol?

No meu canto! Sofá quentinho... Sol no papel me mata de dor de cabeça!

12. Chocolate quente, café ou chá?

Hmm, café. Café.... bom... Mas ler tomando alguma coisa é bem perigoso!

13. Prefere ler a resenha ou decidir por si?

Gosto de ler resenhas, mas prefiro decidir por mim mesma. Mas o bacana é que por vezes a gente encontra resenhistas que tem uma visão parecida com a nossa, e sabe que seus apontamentos vão ser bem válidos para nós. Só que sempre sou a favor de ler a sinopse, tentar sentir o clima do livro dando uma olhada nas primeiras páginas... sinta por você. Eu penso assim porque se fosse sempre confiar em críticos de cinema para assistir filmes, não teria visto um bando de filmes que gosto. As pessoas tem visões diferentes e isso acaba influenciando um pouco nas resenhas e críticas, creio eu.

8 comentários:

  1. 1) Livro; 2) Capa mole 3) Ficção 4) Harry Potter 5) Livro 6) Comprar 7) Série 8) Livraria física 9)Livro longo 10) Drama e ação 11) Leio no ônibus, na ida e na volta do trabalho 12) Fanta Uva 13) Decido por mim mesmo.

    Gostei disso.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá...
    1) Livro
    2) Capa mole
    3) Ficção
    4) Hahahahaha
    5) Livro
    6) Comprar
    7) Série
    8) Livraria física
    9) Livro longo
    10) Ação
    11) No meu canto (tão óbvio quanto a pergunta 4)
    12) Hidromel (água com gás na vida real...)
    13) Decido por mim mesmo

    ResponderExcluir
  3. 1) Livro
    2) As duas
    3) Ficção
    4) Embora Crepúsculo tenha modificado bastante a imagem que eu tinha dos vampiros e dos lobisomens, tá... Curti. Curto Harry Potter também, embora não tenha lido todos os livros devido ao assunto da questão 6.
    5) Livro
    6) Comprar
    7) Série
    8) Os dois
    9) Depende
    10) Os dois XD
    11) No meu canto
    12) Chocolate quente
    13) Decido por mim mesmo

    ResponderExcluir
  4. Que legal, pessoal!! Adorei vocês respondendo! Gisele, se você me permite dizer, eu acho o seu livro e os seus vampiros mil vezes mais legais do que os do Crepúsculo ^^! Gosto muito do Jidea e da Astalirande, são um casal muito fofo, e da sua ideia dos vampiros e das transformações que eles sofrem. Mas legal saber que você gosta dos dois!

    ResponderExcluir
  5. 1-Os 2. Os poucos audiobooks que eu ouvi eu gostei muito e dá pra ouvir correndo ou viajando de carro ou ônibus.
    2 - Capa dura, mas geralmente aumenta o custo
    3 - Ficção
    4- Harry Potter
    5- Atualmente os 2.
    6 - Comprar
    7 - Séries curtas ou único
    8 - Ambos. Geralmente conheço os livros na loja física e compro na virtual rs
    9 - Médio, pode ser?
    10 - Aventura rs
    11 - No meu canto definitivamente
    12 - Chocolate quente COM café rs
    13 - Gosto de me orientar por resenhas, mas as vezes compro porque achei interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Frodo, você já escutou audiobooks? Nossa, nunca tinha pensado, mas no ônibus é muito legal mesmo! Se eu leio no ônibus ou no carro eu passo muito mal!

      Excluir
    2. Já sim!
      Já escutei pequeno príncipe, correndo no zerão rs
      E em ônibus escutei A lição final e Marley e eu. É bem legal.

      Excluir