domingo, 25 de março de 2012

Tolkien Reading Day

Descobri que hoje (ainda) é o Tolkien Reading Day. Dia de unir parentes, amigos e família para ler algo de Tolkien. Eu deixo aqui a vocês a intimação de Fingolfin, o bravo noldor que teve a cara e a coragem de desafiar Morgoth:






"...Come, open wide,
dark king, your ghastly brazen doors!
Come forth, whom earth and heaven abhors!
Come forth, O monstrous craven lord,
and fight with thine own hand and sword,
thou wielder of hosts of banded thralls,
thou tyrant leaguered with strong walls,
thou foe of Gods and elvish race!
I wait thee here! Come! Show thy face!"


"Vem, abre,
escuro rei, as tuas tenebrosas portas de bronze!
Avança, aquele que a terra e os céus abominam!
Avança, Ó monstruoso senhor cobarde,
e luta com a tua própria mão e espada,
seu comandante de hostes de escravos bandidos,
seu tirano protegido com fortes muralhas,
seu inimigo de Deuses e raça élfica!
Eu espero-te aqui! Vem! Mostra a tua cara!”

Este é um trecho da balada de Leithian, que consta na coleção "History of Middle Earth". Fiquei arrepiada ao ler as palavras de Fingolfin, essa com certeza é uma das partes mais bonitas de O Silmarillion, e achei que as palavras em verso deixaram tudo ainda mais épico!

E vocês, tem alguma parte favorita nas obras de Tolkien ou nos filmes inspirados por elas?

3 comentários:

  1. Ótima passagem! Sem dúvida alguma, esta é uma de minhas favoritas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a passagem e confesso que ainda não li nada do autor....=O....nem acredito...rsrs...mas é que são tão livros já lançados e todo mês mais outros o são....eu teria que ser eterna e acho que nem assim conseguiria ler tudo que quero. Até ando de ressaca literária....preciso resolver isso logo..rsrs...mas quem sabe um dia eu leia Tolkien. Beijokas elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Elisandra! Se você gosta desse estilo, não vai se arrepender. O Tolkien é um escritor maravilhoso, que conseguiu criar um mundo extremamente palpável e belo. Mas realmente é difícil ter tempo para ler tudo, hehehe!

      Excluir