segunda-feira, 13 de maio de 2013

Blog Autores Independentes, por Jacó Galtran

Saudações, nobres leitores! Hoje estou aqui para tratar de algo muito importante. Muito mesmo. Diz respeito a uma iniciativa que muito admiro, e que espero que possa trazer ao seu idealizador o reconhecimento que ele justamente busca e merece. 

Ao entrar na blogosfera rpgística como "Astreya", lá pelos idos de 2010, eu tive o prazer de encontrar pessoas que, além de gostarem de RPG, também tinham amor pela escrita (como eu). A primeira dessas pessoas foi o amigo Jacó Galtran, e me lembro muito bem de ter ficado bastante impressionada com a qualidade do que ele escrevia em seu blog. E também com sua dedicação. Ao longo desses anos, enquanto eu praticamente só escrevi dois contos na minha vida, e estou sofrendo para concluir um segundo livro, o Jacó tem um vasto repertório de contos em seu blog, o Contos de RPG, já lançou um PDF compilando alguns de seus escritos, colabora com seu talento no blog "Dragões do Sol Negro", escreveu um conto de mais de 20 páginas chamado "Guerra nos nove mundos"  (baixe GRATUITAMENTE AQUI), inspirado pelo Asgard RPG do meu querido Odin, mantem uma série de super-sentai brasileiro no blog Jacohrangers, religiosamente atualizado,  já escreveu um romance (ótimo demais - sim, eu já li!! Tive essa honra), e está escrevendo mais outros dois, enfim...é alguém que corre atrás do seu próprio sonho. E que tem muito talento, diga-se de passagem.

Recentemente, Jacó iniciou uma nova empreitada - o blog Autores Independentes. A partir daqui, deixo que as palavras dele mesmo expliquem do que se trata essa iniciativa: 

"Sou Jacó Galtran, autor, blogueiro e apaixonado por literatura fantástica. Minha paixão por livros e meu desejo não realizado de publicação foram o que me motivaram a criar este blog.

Aqui, minha intenção é resenhar em forma de "podcast" obras nacionais escritas por autores iniciantes que não conseguiram publicar pelas assim chamadas "grandes editoras", tampouco conseguiram divulgar seus trabalhos tão satisfatoriamente quanto gostariam.

Os livros que resenharei sempre serão comprados por mim (pois sei bem que autores independentes NÃO TÊM exemplares sobrando para distribuírem por aí) e analisados com total sinceridade. Meu objetivo é auxiliar na divulgação de novos autores, mas sem deixar de apontar eventuais erros, caso eu ache que existam. 

 Como o espaço democrático que se propõe a ser, o "Autores independentes" ficará feliz em receber seus comentários, críticas, sugestões, reclamações, análises e qualquer outra coisa. Vocês também poderão entrar em contato diretamente comigo através do e-mail jacogaltran@gmail.com 

Volto em breve com a primeira resenha de um "livro independente". 

Abraços e nos vemos mais tarde". 

Acho que não preciso nem dizer o quanto acho a iniciativa bacana, admirável e legal, e também o quanto eu gostaria que vocês visitassem e divulgassem o novo blog do Jacó. Pra quem já não clicou no link ali em cima, por favor, prestigie o blog clicando AQUI.

Jacó já fez sua primeira resenha em podcast. Sabem de qual livro?

É gente, não foi fácil conter a empolgação e não sair pulando pela casa. O Enigma da Lua teve a honra de ser o primeiro livro resenhado no Autores Independentes. Deem uma olhada no post e vocês verão que tive muitos motivos para ter terminado o domingo com um sorrisão na cara (e olha que eu odeio final de domingo).

É isso, pessoal. O objetivo aqui não foi apenas o de divulgar a iniciativa de um amigo, mas de chamar a atenção para o trabalho do Jacó, que merece ser (re)conhecido pelo que faz, assim como outros escritores que tive a alegria de conhecer por meio desse blog e do Cancioneiro. Torço por todos vocês, pessoal, e que a gente encontre forças para trilhar esse caminho literário!

7 comentários:

  1. Jaco Galtran é um bardo e escritor realmente formidável, cujo trabalho e empenho são exemplos a serem seguidos por todos nós, escritores ou não.

    A resenha que ele fez de O Enigma da Lua ficou muito bem feita, e espero ansioso pelo dia em que nossas grandes editoras abram seus olhos e deem a chance que este e outros nobres escritores destas terras tanto merecem!

    Mil honras a Jacó Galtran!

    ResponderExcluir
  2. É uma iniciativa muito feliz!!!! Eu fiquei super empolgada e a resenha foi de alta qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu curti bastante a iniciativa dele e a forma como apresentou a resenha. Que o blog cresça e, como você colocou aí, que seja (re)conhecido ^_^

    ResponderExcluir
  4. Olha o Jaco sempre surpreendendo! Fiquei muito contente em ouvir a resenha sobre o seu livro, foi muito bem feita!

    Gostei da sinceridade e dos apontamentos que ele fez, acho que ele conseguiu equilibrar bem as informações, ficou interessante tanto para quem já conhece a história como também uma excelente apresentação para quem ainda não leu o livro.

    Que o Jaco, assim como a Liége, a Gisele e tantos escritores independentes tenham seu talento reconhecido =)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal mesmo a iniciativa! Jaco, o que quiser divulgar no Meia-Lua pra Frente e Soco é só falar. E estou querendo começar a inserir divulgação de materiais independentes e nacionais, inclusive regionais (Londrina) nos nossos podcasts. Este último cujo tema foi zumbis, divulgamos o cardgame Contágio que foi feito por um pessoal aqui de Londrina e pra isso pedi ao criador que gravasse um audio de até 5 min, falando sobre o jogo e depois falando o seu site e onde comprar; e eu inseri ao final do podcast (http://meialuaprafrentesoco.com.br/episodio-007-nao-seja-mordido/) e queria convidar você Liége, a Gisele, o Odin, o Jacó e quem mais tiver interesse, a gravar um áudio em wav ou mp3 de até 5 min. semelhante ao que o fernando gravou com o Contágio, falando de sua obra, o site, e onde comprar para eu ir inserindo nos próximos podcasts. É uma proposta diferente da do Jacó. Não é uma resenha que faço mas sim um espaço onde o próprio autor fala e divulga sua obra. Qualquer coisa ouçam la no final desse podcast pra ver +/- o modelo ;) Conto com a participação de vocês!

    ResponderExcluir
  6. Iniciativa bem legal do Jacó. Que frutifique! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Ana, e pelo que sei em breve você estará por lá também, né? \o/ Uhul!

      Excluir