domingo, 28 de julho de 2013

Dois anos de blog!!

Desenho lindo da Gisele Bizarra, que comemorou comigo o primeiro níver do blog, há um ano!
Saudações, meus queridos leitores!

Pois é, hoje é aniversário do blog. Dois anos de O Enigma da Lua, quem diria! Eu nunca imaginei que conseguiria mantê-lo por todo esse tempo, sério mesmo. Mas, aqui estamos \o/

Eu tenho que confessar que esse segundo ano não foi do jeito que eu queria. Poxa, no ano passado tivemos uma comemoração mais legal, com sorteios, prêmios e um mês de julho com quinze postagens! Puxa vida!

No ano passado eu era mais ativa por aqui, comentava mais nos blogs de todo mundo, e escrevia mais o meu próprio livro. Daí veio o colégio, que sacudiu minha vida e me tirou muito do meu tempo e do meu ânimo.

Eu sei que essas coisas não podem ser desculpa. Sei mesmo. Todo mundo trabalha e tem inúmeros compromissos, mas acho que o fato de estar trabalhando com algo que me deixa muitas vezes frustrada influi nisso. Quem é professor sabe como esse trabalho, com ares de "missão", pode nos deixar tristes... como se nosso contínuo esforço não valesse muita coisa ou produzisse resultados muito aquém daquilo que esperamos. Isso em todos os campos, desde o rendimento e comportamento dos alunos até as exigências da coordenação (e aí temos a famosa falta de reconhecimento). O que dá errado invariavelmente vai nos deixar com a pulga atrás da orelha: será que estou fazendo algo de ruim? Será que sou uma boa profissional e um bom exemplo para meus alunos? Será que aquele grito que eu dei no meio da sala não machucou uma criança que está passando por um inferno em casa?

São questões que muitas vezes preenchem o meu dia-a-dia e me afastam das coisas que eu realmente gosto de fazer  XP. A culpa é minha, eu sei. Tenho que saber separar as coisas. 

MAS, mas, esse post não é apenas pra ser um desabafo chato! Eu vou comemorar essa data sim! Nós vamos! Estou com minhas ideias por aqui e quero promover um sorteio no blog nos próximos dias. Só falta, na verdade, ir atrás do prêmio, mas provavelmente será um livro. 

Infelizmente, o meu plano original era sortear "O Círculo dos Sete" no segundo aniversário do blog, mas, como vocês já devem imaginar, não vai rolar. 

Isso me leva a outro assunto: eu estabeleci uma meta. Uma meta de terminar e publicar esse livro até outubro. Deixo registrado aqui porque quero realmente firmar compromisso!

Não é uma meta fora da realidade porque não falta tanto assim para finalizar o livro. E as correções e reformulações podem ser feitas também nesse tempo. Talvez vocês até me digam que eu devo terminar o livro no meu ritmo, sem correria, pois cada um tem o seu tempo. Eu concordo, mas eu me conheço: preciso ser, de certa forma, exigente comigo mesma. Caso contrário, posso deixar a insegurança e o desânimo me abaterem e daí o livro fica de lado quando não deve ficar de lado. Foi por isso mesmo que levei oito anos para finalizar o primeiro XD!

Sendo assim, digo que podem ir se preparando para receber O Círculo dos Sete lá por outubro \o/!! E fiquem atentos porque, nos próximos dias, teremos SORTEIO (eeeeeebaaaaa) por aqui!!

Um grande abraço, pessoal, e MUITO OBRIGADA por estarem sempre por aqui. Vocês não sabem o quanto isso me ajuda a continuar, sempre :).  É algo que não tem preço. 

8 comentários:

  1. Eita laiá!! A Educação, no geral, tá dose mesmo! mas não deixemos que ela nos derrube. E digo "nos" porque estamos no mesmo barco. Sinto-me um cavaleiro de Athena (sorry... andei vendo muitos vídeos do Saint Seiya Online XD), que luta, luta e luta pra salvar o mundo e ninguém nem fica sabendo disso XD

    Eu estava pensando em colocar aqui um "mas você tem que trabalhar no livro no seu tempo" quando continuei a leitura e vi que colocou algo especificamente sobre isso XD Bom, parando pra pensar aqui no que escreveu em seguida, o negócio é não dar abertura para insegurança e desânimo ^_^

    O Círculo dos Sete saindo, já encomendo o meu!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Gisele, sabe que cavaleiro de Athena é uma boa metáfora, viu. Tô me sentindo o Shiryu ainda, que corre, corre, luta, e no final, acaba cego, morto e ainda tem que ficar doando o próprio cosmo para o "borsa" do Seiya XD. Mas, é o que você falou: não deixemos ela nos derrubar. Eu tenho que trabalhar isso!

      Pois é, Gisele, eu sei que nem sempre é bom se forçar a terminar algo assim, ainda mais envolvendo criação literária. Tem que ter um tempo para revisar, reescrever... mas eu mesma tenho sentido que, se não me disciplinar e manter uma meta, vou acabar desanimada e achando que não está bom (até mesmo por causa do cansaço), dando sempre mais atenção para as coisas do colégio. Então, acho que devo tentar fazer isso até outubro. Se eu ver que vai ficar impossível, daí eu estendo um pouco o prazo... mas pretendo me manter firme XD.

      Excluir
  2. Parabéns a este belo blog por mais um ano de vida!

    Os compromissos muitas vezes esmagadores que envolvem o trabalho de professor realmente nos tiram o ânimo e a vontade de fazer as coisas, mas apesar ao contrário do que esta cultura e pedagogia de hoje tentam passar, nem tudo de errado que ocorre no ambiente escolar é culpa do professor; na minha opinião, há muitas ocasiões nas quais pais, coordenadores e diretores têm muito mais responsabilidade estes ocorridos, mas este não é o local para tal discussão.

    De qualquer modo, neste ano há muito o que comemorar, porque em outubro poderemos ler a continuação da saga de Laucian, Elora e companhia!

    Comemoremos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Odin. Espero que a leitura do livro seja mesmo motivo para comemoração, e não raiva ou tristeza por ler algo ruim XD (hahaha, brincadeira, mas eu realmente espero!).

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Parabéns pelos dois anos e te desejo mais outros tantos anos de blog.
    Muito sucesso nesse mundinho aqui que faz parte da nossa vida.

    E é complicado conciliar trabalho, blog e a escrita do seu livro, sei como é porque eu sou blogueira, eu trabalho e estudo e é uma LOUCURA! Mas é uma coisa que a gente gosta, né? Não tem como deixar de lado!!

    E quanto ao livro, desejo sorte e espero que você cumpra sua meta, você consegue!!

    Parabéns, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, tudo bem? Que bom te ver comentando por aqui!

      Você tem razão, essas coisas que a gente gosta não tem como deixar de lado. E nem devemos! É por isso mesmo que resolvi propor a mim mesma uma meta! Para não deixar de lado isso que eu gosto tanto de fazer, e que é uma fonte de alegria e realização na minha vida.

      Continuemos blogando e escrevendo, e seja o que Deus quiser \o/!

      Excluir
  4. FORÇA, LADY LIÉGE! FORÇA!

    Os problemas do sistema educacional brasileiro são apenas um reflexo da decadência da "instituição família" nos lares. Um dia escreverei alguma história sobre algum justiceiro espancando pais ausentes.

    Apesar de todas as dificuldades, a imposição de metas e uma certa disciplina são muito importantes. Sem ambos, o ritmo de produção cai. Mas também não é bom se cobrar demais. Enfim, é um equilíbrio delicado que ajuda a nos enlouquecer um pouco mais.

    REPETINDO, ENTÃO: FORÇA! FORÇA!

    (Ansioso pelo livro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ Muito obrigada, Jaco!! Sim, força, força a todos nós!!

      Eu apoio a sua ideia de um conto sobre um justiceiro que espanque pais ausentes. Sinceramente.

      Sim, esse equilíbrio é muito importante, e estou tentando atingi-lo. Rezemos para que eu consiga XD!!

      Espero que vocês gostem do livro quando sair!! Outubro, aí vou eu!

      Excluir