sexta-feira, 4 de abril de 2014

Top 10 - Músicas que fazem chorar

Saudações, meus queridos leitores!

Como me encontro praticamente "acamada" por conta de uma gripe tenebrosa nesta tarde de sexta-feira (até meus alunos se compadeceram hoje de manhã porque eu vertia lágrimas e mais lágrimas por conta do contato com o giz. Pelo menos ganhei uma cartinha com corações e um "eu te amo" ♥) e a dor de cabeça forte não me deixa escrever em paz, pensei que seria bom negócio escrever um post do tipo gostoso-de-fazer-embora-não-agregue-nada-de-útil (quer dizer, quem sou eu para definir a utilidade das coisas?). Não é segredo que eu adoro listas e adoro música, então resolvi fazer um top 10 inusitado hoje.

Dependendo da minha sensibilidade, qualquer coisa me faz chorar, mas confesso que existem certas melodias que basicamente me transformam em uma cascata. Algumas me trazem aquela emoção boa, uma sensação de grandeza e gratidão, outras me dão tristeza e melancolia, mas é certo que todas têm sua beleza. Muitas vezes eu já recorri a elas quando estava com algo entalado na garganta e precisava extravasar aprontando aquele berreiro silencioso, composto de lágrimas e soluços engolidos. Pesquisas mostram que 10 a cada 10 professores passam por isso no final do bimestre, quando o desespero bate e a simples pergunta "precisa copiar?" testa os limites de nossa paciência e sanidade XD.

CAHAM. Chega de enrolação e vamos às canções. Elas variam em gênero e número de baldes de lágrimas.

10 - Eleanor Rigby - Beatles

Puxa vida, hein? Tá pra nascer música mais depressiva do que essa. Além da melodia já deixar a gente com o coração meio apertado, vem a letra e acaba com a sua alegria de viver. Basicamente, Eleanor Rigby fala de solidão, de pessoas esquecidas, de funerais vazios. Gente, como essa música é triste. É bonita, mas não consigo escutar.



Classificação: cinco baldes de lágrimas sofridas e um balde de esperança sugada. AAAH, LOOK AT ALL THE LONELY PEOPLE... LET'S HUG THEM, PLEASE!!!

9 - Segundo movimento da sétima sinfonia de Beethoven

DEPRESSÃO. Linda. linda, melodia, mas imagino crianças morrendo na neve até o 2:42 (depois melhora bastante!). Na verdade, creio que vi um filme com essa combinação e até hoje essa música me assombra como uma das coisas mais bonitas e mais tristes que já ouvi na vida. Aliás, Beethoven é mestre em me fazer chorar, mas é meu compositor clássico favorito mesmo assim.



Classificação: quatro baldes de lágrimas amargas, e só porque a música melhora depois.

8 - Lacrimosa - Réquiem de Mozart

E já que é pra chutar o pau da barraca, vamos de Lacrimosa. Essa é daquelas músicas que eu NÃO GOSTO de ouvir porque me deixa na fossa o dia inteiro. De novo, bonita, mas triste demais. Mas, pudera, é parte de um Réquiem, então o que é que eu queria, né? Se você assistir o filme Amadeus, a coisa só vai piorar.



Classificação: cinco baldes de lágrimas fúnebres. Lacrimosa mesmo.

7 - 12 O'Clock - Vangelis

Vamos mudar o disco um pouco? Vamos falar de música que me faz chorar de emoção também. Essa música é linda demais e me faz chorar por motivos desconhecidos. Eu não sei bem o que sinto quando a ouço. Me sinto em outra dimensão (Saga de Gêmeos, é você?). Meus pais costumavam colocar ela para a gente dormir e eu AMAVA (estranhamente, minha irmã se pela de medo dessa música...).


TÃO ~ LINDA ~

Classificação: três baldes de lágrimas transcendentais.

6 - Non nobis, Domine - Patrick Doyle

Falando em "meus pais colocavam", lá vem outra da série. Essa música faz parte da trilha sonora do filme "Henrique V", baseado na peça de Shakespeare, e meu pai colocava sempre nessa cena do filme só para ouvir a música em questão. Bem, a cena não é das mais felizes, mas, traumas de infância à parte, a música é muito bonita e me dá mais um sentimento de gratidão profunda do que tristeza. Choro de emoção mesmo, talvez por conta das lembranças. Ajuda também o fato de que já a cantei em coral uma vez. ARREPIOS!



Classificação: três baldes de lágrimas gratas pela vida.

5 - On  Earth as it is in Heaven - Ennio Morricone

GENTE. Essa música. Tem como não chorar? É TÃO LINDA!!! Esse coral, esse oboé, o ritmo ao final, pelo amor de Deus!! E faz parte da trilha sonora favorita da minha irmã. Sempre me lembro dela ♥. Ennio Morricone, pare de compor coisas tão lindas!



Classificação: cinco baldes de lágrimas THE FEELS, THE FEELS!!!

4 - Laudate Dominum - Taizé

Vontade de sair cantando pela rua, dando a mão para as pessoas numa corrente de paz, amor, luz e etc. Independente de religião ou qualquer outra coisa (essa música é cristã, penso eu com meu parco conhecimento de latim e 0 de francês), essa é uma melodia que me deixa voando, com vontade de promover a paz mundial. E chorar, é claro.



Classificação: três baldes de lágrimas pacíficas e reverentes.

3 - City of Flickering Destruction - Yoko Shimomura

Parte da trilha sonora do jogo "Legend of Mana" (FAVORITO DE TODOS OS TEMPOS!), essa era a música da cidade destruída dos jumis, pessoas que tem uma joia no lugar do coração (aliás, queria muito ter tido essa ideia toda dos jumis antes de qualquer um para usar em um livro). Ela é linda e rasga meu coração em pedacinhos, ainda mais porque mistura tristeza e nostalgia (jogava esse jogo no início do meu namoro com o Matheus. AS MEMÓRIAS!!!), e a história dos jumis é muito triste (snif). Olha, para falar a verdade, toda a trilha sonora desse jogo me faz chorar. 


 

Classificação: cinco baldes de lágrimas de amor.

2 - La petite fille de la mer - Vangelis

Ugh. Essa música dói. É linda, mas traz um sentimento tão estranho... de abandono, de velhice, de coisas deixadas para trás, histórias não contadas.... e ainda calhei de ouvi-la muito quando enfrentei minha primeira perda de um ente querido. Ou seja, lágrimas, lágrimas, lágrimas. Mas gosto muito dela, acho-a incrível. Vangelis, faça-me o favor de parar de compor essas coisas bonitas também. Quer dizer, não, não para não.


Classificação: cinco baldes de lágrimas melancólicas.

1 - Forgiven - Within Temptation

UGH. UGH. Não consigo ouvir essa música. A letra dela me deixa extremamente triste. Penso em uma pessoa que desistiu da vida, desistiu de lutar, deixou-se abandonar... e ouve da pessoa que a ama: "está tudo perdoado". Pronto, já estou chorando. Eu realmente pulo essa música dos CDs e DVDs que tenho da banda. Não ~consigo lidar~, embora seja uma música linda.



Classificação: cinco baldes de lágrimas soluçantes que não me permitem respirar.


Conclusão: poderia fazer uma lista com mais dez, mas vamos parar por aqui antes que eu deprima todos vocês. Prometo uma lista mais alegra da próxima vez XD.

5 comentários:

  1. Ah, músicas que me fazem chorar... Vejamos se eu consigo chegar ao número de dez também:

    1) Last Holy War - Trilha sonora dos Cavaleiros do Zodíaco.
    https://www.youtube.com/watch?v=jqz_H2dhc5E

    Acredito que seja a música mais triste de todos os tempos. Tocou naquele filme em que eles enfrentam Lúcifer, e tocou na saga de Hades no episódio em que ---- SPOILER ----- os Cavaleiros de Ouro se despedem, após terem se sacrificado para destruírem o Muro das Lamentações.
    Não vou nem mencionar que o contexto em esta música foi tocada já seria motivo para chorar também.
    Fora isso, há muitas outras músicas dos CDZ que poderiam facilmente entrar na lista.

    2) Love can make you cry - Urgent
    https://www.youtube.com/watch?v=emAoHqsA4aA
    Uma música triste, cheia de "mimimi" e autocomiseração barata. Eu gosto deste tipo de coisa, e esta música é prato cheio.

    3) Kokoro wa tamago - Hinorobu Kageyama
    https://www.youtube.com/watch?v=PfZ-oVkTHco
    O mesmo cara que canta a abertura de DBZ, canta esta canção, o encerramento de Jetman, o Super Sentai com o final mais trágico e sensacional de todos os tempos.
    Destaque para a letra que fala sobre o amor e diz que o "coração é um ovo, um pequeno ovo, e se você aquecê-lo até amanhã, pode se transformar em alegria, ou em um sorriso..."

    4) Long, longo ago, 20th century
    https://www.youtube.com/watch?v=V9poav9exog
    É o encerramento Black Kamen Rider. A melodia, por si só, já basta para fazer até Sauron chorar de emoção. A letra fala sobre uma época em que a terra era linda, tinha belezas naturais e as pessoas tinham bons sentimentos. No final, ele canta "long, long ago, 20 century", dando a entender que no futuro todas as coisas bonitas da Terra já terão desaparecido.

    5) Miracle - Heavenly
    https://www.youtube.com/watch?v=nUB4Wvo2suw
    Creio que ainda nos tempos de seu saudoso cancioneiro devo ter lhe falado a respeito desta banda francesa de metal melódico. Os trechos do 1:47 até o 3:46 e dos 6:57 até o fim (e os solos de guitarra destes trechos) são emocionantíssimos.

    6) Helloween - A tale that wasn't right
    https://www.youtube.com/watch?v=AeRLUji92Tg
    O solo de guitarra é qualquer coisa SENSACIONAL. Fora a letra a letra angustiante e o fato de a plateia cantar junto ser algo épico. Fora isso, esse título "a tale that wasn't right" deveria ser nome de um livro. Ou conto. Algo a se pensar.

    É isso. Não consegui chegar a 10. Devo estar com o coração muito empedernido.

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, Last Holy War OS CAVALEIROS DE OURO, BUAAAAA!!!! SOCORRO!!!! POR QUE VOCÊ ME LEMBROU DESSA MÚSICA, JACÓ???

    Jacó, vou ali pegar mais uns 30 baldes para ir conhecendo o reto da lista :´T

    ResponderExcluir
  3. Outro post que adorei mas não tive tempo de comentar...

    Ouvi TODAS as músicas. E realmente, todas me deixaram à beira das lágrimas. Mas o Réquiem do Mozart realmente acabou comigo. Que música é essa, meo deooooos?

    Posso roubar esse post e fazer um no meu blog? :)

    ResponderExcluir
  4. Melissa, Lacrimosa, na minha opinião, é a "pior" dessa lista. É triste demais e fica mais triste quando você conhece a história dela. O Réquiem foi a última coisa que Mozart compôs na vida e dizem que Lacrimosa foi a última peça que ele fez antes de morrer. O pior de tudo é que ele morreu em péssimas condições e foi enterrado em uma vala para indigentes. Até hoje ninguém sabe onde o corpo de Mozart está, o túmulo que existe em Viena é apenas uma homenagem, não tem os restos mortais dele. Se você assistir Amadeus, um filme ÓTIMO que conta a vida de Mozart, você verá o enterro exatamente desse jeito combinado com Lacrimosa tocando ao fundo. É de cair as pálpebras de tanto chorar.

    Obviamente que você pode fazer um post assim no seu blog!!! Vou adorar ler e fico super feliz que você gostou desse caminho das lágrimas aqui XD.

    ResponderExcluir