quinta-feira, 22 de maio de 2014

Top 10 - Músicas (cantadas) de Animações

Hoje é dia de fazer post e eu não me aguento e venho com mais uma lista musical. Desculpa, gente, mas EU PRECISAVA fazer ESSA lista.

Antes disso, um adendo. Eu geralmente não ouço muitas músicas enquanto escrevo, porque elas costumam me distrair, mas o fato é que eu as uso como fonte de inspiração em todo o processo. E eu acho que as animações têm músicas incríveis para isso, porque elas geralmente fazem parte do contar da história, ilustram passagens de tempo ou momentos importantes ♥, assim como em um musical.

As músicas da lista abaixo fizeram parte da minha infância e muitas ilustram cenas que certamente me influenciam na composição das minhas histórias até hoje. Preparem-se, então, para o TOP 10 Músicas (cantadas) de animações!!!

RUFEM OS TAMBORES!!

10 - Arabian Nights

Quando eu era pequena, precisei colocar aparelho, mas, antes disso, tive de fazer uma "mini-cirurgia" para extrair dois dentes que não estavam nem perto de ficar moles. Eu estava com muito medo nem imaginava que ia ter que tirar quatro cisos depois e então minha mãe prometeu me dar o VHS do Aladdin depois da extração, caso eu fosse bem corajosa.

Resultado: muita coragem e 1 ano assistindo a fita com a minha irmã TODOS-OS-DIAS.

Essa música estaria umas posições à frente caso fosse um tiquito maior. Mas eu gosto muito dela porque o instrumental é incrível e eu acho que a introdução de Aladdin é uma das mais inspiradas da Disney (atrás, para mim, apenas de A Bela e a Fera e O Rei Leão).

Ei-la (em inglês, porque as versões em português estavam muito baixas):



AS NOITES NA ARÁÁÁÁÁBIA E OS DIAS TAMBÉÉÉÉM!! SÃO SEMPRE TÃO QUENTES QUE FAZ COM QUE A GENTE SE SINTA TÃO BEEEEEM!!!

(Relativo o calor fazer a gente se sentir bem, mas ok).

O mais legal é que a minha fita tem a versão original dessa música, com a parte de cortar a orelha e tal ("vão cortar sua orelha - pra mostrar pra você - como é bárbaro o nosso lar"). Depois a Disney refez e nos DVDs você já ouve outra coisa :).

9 - Once upon a December

Primeiro: Anastasia não é um desenho da Disney, e sim da Fox! Muita gente não se lembra desse detalhe :). Mas o fato é que Once Upon a December é um dos pontos altos da animação e sempre foi uma das minhas músicas favoritas dentre todas as músicas de animações. A melodia é linda e esse toque de caixinha de música... ♥. A cena também é inesquecível.
Eu fico com lágrimas nos olhos quando as imagens saem dos quadros. TODA VEZ!!!

8 - Strangers like me

Eu até prefiro a melodia de "Once Upon a December", mas Strangers like me, de Tarzan, se tornou especial para mim por conta da letra. Quem nunca se sentiu deslocado do mundo na adolescência (e até depois) e, de repente, descobriu que existem pessoas parecidas com você... a sensação eu expresso nesses singelos caracteres:
( ͡° ͜ʖ ͡°) ( ͡o ͜ʖ ͡o) ( ͡ʘ ͜ʖ ͡ʘ)


 ♪ I wanna know, can you show me♪ I wanna know about these strangers like me♪ I wanna know, please show me♪ Something's familiar about these strangers like me♥

I SEE BEFORE ME A NEW HORIZON!!!

Caham. Continuando...

7 - Hellfire

A única "música de vilão" a figurar na lista, eu acho "Hellfire", de O Corcunda de Notre Dame, uma canção absolutamente incrível. Ela é poderosa, marcante e apresenta o conflito do Frollo de uma forma fenomenal. Quando criança eu não entendia o quanto essa música é sombria e perturbadora. Pensem bem, é um filme da Disney e o vilão basicamente está dividido entre sua religião e o desejo carnal que sente pela Esmeralda. Um tema bastante adulto.



 SHE WILL BE MINE OR SHE WILL BURN!!!

(Senhor, me salve desses capuzes vermelhos!! Que medo!!)

6 - I See the Light

Deixe-me expressar todos os meus sentimentos sobre essa música e essa cena de maneira adequada:

AHDIDDVLWJFFPEOJDVFFRPLEWLDWQDVGEGEVWB!!!

GENTE, eu não consigo controlar os SENTIMENTOS!!! THE FEELS!!!!

Porque eu AMO duetos, porque Flynn e Rapunzel são dois FOFOS, porque as LANTERNAS e o jeitinho que eles se olham, e NOW THAT I SEE YOU!! GAAAAH!!!

E para provar que eu adoro duetos...

5 - A Whole New World

Eu adoro essa música, adoro a cena do Aladdin e da Jasmine voando pelos céus com luas e estrelas, adoro o fato de que a música é um dueto, e acho esses dois muito meigos juntos. Além disso Aladdin é o único príncipe que parece meu marido, me deixa. 



♥ ♥ ♥ E que casal não descobre um mundo novo juntos? ♥ ♥ ♥

(E eles transformando a nuvem em sorvete italiano?? Tem até GORDICES nessa cena, Aladdin e Jasmine pensam em comida o tempo todo como eu).

4 - Circle of Life


Se eu fosse eleger a trilha sonora mais bonita de um desenho, como um todo, acho que escolheria O Rei Leão. A trilha instrumental desse desenho é muito, muito linda, e eu nunca consigo escutar essa música sem ficar com lágrimas nos olhos. Como agora. :´).

(E a cena é um clássico, não? Tive o prazer de ver essa obra-prima no cinema).

3 - I'll make a man out of you

Para falar a verdade, eu não me lembrava muito bem de Mulan porque só havia assistido uma vez quando criança. Eis então que, aos 17 anos, eu peguei para assistir de novo. No AUGE do meu treinamento de karate. IMAGINA o que essa música não representou para mim nessa idade confusa, complicada e cheia de problemas em que a gente ainda está se firmando.


Mas não é só isso. A música é super cativante, bonita, engraçada em alguns momentos, e a cena é linda com toda a questão de superação que ela traz. Para mim é uma das músicas mais legais da Disney e ponto.

(Mulan ♥ Shang. Gente, eu adoro esses dois).

2 - Through Heaven's Eyes

O Príncipe do Egito é uma animação da Dreamworks, outra que eu assisti no cinema quando criança. Você percebe o trabalho carinhoso que foi feito com esse desenho e ele é um dos meus favoritos até hoje, embora também seja um pouco sombrio (coisa que eu nem percebi quando era nova). Estudei por anos em colégio católico e já estava bastante habituada à história, mas hoje vejo que a parte das pragas pode assustar muito as crianças (mas a música dessa cena é incrível também XD).

Só que essa música me marcou muito desde aquela época. Adoro a mensagem da letra, que pode ser muito abrangente, e a cena é simplesmente perfeita. AMO a parte do casamento do Moisés com a Zipporah (ai, gente, esse casal também AVGWWGHWGA!!!), acho tão delicada a forma como eles fizeram a transição da dança para a cerimônia... enfim, não é por menos que a música e a cena estão em segundo lugar:


Vale lembrar de outras músicas muito bonitas dessa animação, como "Deliver us" (amo) e "When you believe", que inclusive ficou bem famosa na época.

1 - Colors of the Wind

Amo a melodia dessa música, a mensagem da letra e a cena extremamente inspirada. É a minha música favorita de todas as animações e colocaria também "Listen with your heart" (aquela que a Vovó Willow canta) junto. Gosto muito de Pocahontas e é um dos meus desenhos favoritos da Disney, embora quase ninguém goste :P. Mas, para mim, o conjunto dessa canção é imbatível. A letra realmente me toca bastante. 


"And we are all connected to each other, in a circle, in a hoop that never ends".... :´) 

***

E é isso, gente. Faltaram muitas músicas. Eu sei que é meio absurdo não ter colocado nenhuma de A Bela e a Fera, que é meu desenho favorito, afinal, mas de A Bela e a Fera eu gosto mais da trilha instrumental. Adoro a música tema, mas não acho ela tão inspirada no desenho em si.  Eu poderia fazer mais uma lista, mas por hoje chega de música por aqui :). 

E vocês? Têm suas favoritas?

10 comentários:

  1. São belíssimas músicas, e é interessante como é fácil imaginar algumas delas nas histórias de Elora, Laucian, Jahira, Farid e companhia!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, meu querido! Sim, algumas dessas músicas combinam bastante com as minhas histórias cheias de glicose, ai, ai.

    Tem vezes que eu penso que se eu fosse um anão da Branca de Neve eu seria uma mistura de Dengoso com Zangado :P.

    ResponderExcluir
  3. Adoro músicas de animações. Para mim faltou aí o "Can o Feel The Love Tonight", que é ótima!
    Ouvi um bocado "Arabian Nights" e "A Whole New World" para fazer uma breve parte do meu livro em que a história do Aladdin é recontada com robôs. :P

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, realmente, "Can you feel the love tonight" é ótima também!! Eu acabei colocando Circle of Life, mas certamente adoro essa, que também é um dueto ♥. É o que eu disse, dava para fazer mais uma lista!

    História do Aladdin recontada com robôs!! Eu quero ler!! :D

    ResponderExcluir
  5. Ótimo Top 10! Com exceção de Pocahontas, já conhecia todas e acho todas muito legais. Porém, a que eu mais gosto é a I See The Light ^_^

    Não que as outras animações não tenham me tocado, mas a história de Rapunzel é a que me emociona atualmente quando associo as situações dela com as minhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo I See The Light, Gisele! Eu tenho uma identificação absurda com Enrolados por conta de situações da minha adolescência. Acho que eles abordam de uma maneira muito bacana como a influência materna pode ser sufocante nessa idade, por vezes, com a figura da Gothel. E o romance é fofo demais, né? Essa cena é muito linda!!

      A música da Pocahontas é incrível! Escute que você vai gostar \o/! Eu acho que ela é muito élfica XD.

      Excluir
  6. Oi Liége! Conheci seu blog hoje e vou procurar mais sobre suas histórias. Fiquei muito curiosa! Parabéns pelo blog, é um encanto!
    Uma música que gosto muito é Let it Go de Frozen (que virou modinha ultimamente, mas acho uma música cheia de significado). Mas dessas todas que vc colocou, a minha favorita é a do Rei Leão, com certeza. Até hoje choro! :~

    ResponderExcluir
  7. Oi, Samara, seja muito bem-vinda aqui!! Fico muito, muito contente que você tenha gostado do blog :D! Olha, Samara, eu devo fazer parte do 1% da humanidade que não curtiu tanto Frozen :P, pelo menos não tanto quanto todo mundo, hehehe. Let it go tem uma mensagem bonita de autoaceitação mesmo, mas não poderia dizer que ela está entre as minhas favoritas... é que a Disney tem tantas músicas lindas também que são muitas para escolher, né!

    A do Rei Leão é incrível, Circle of Life é poderosa! Também choro até hoje, tamo junta :DD!

    Volte sempre aqui, viu! Adoro comentários e fico muito feliz com cada visita!

    ResponderExcluir
  8. Muito boas mesmo! Eu curto a trilha do Tarzan inteira praticamente. Fora a que você citou, Two Worlds, You'll be in my heart, Son of Man etc.. Phill Collins mandou muito bem. Também curto muito as do Rei Leão e acho Circle of Life sensacional...A Whole New World do Aladdin é demais, e provavelmente minha favorita é Beauty and the Beast (fora as demais músicas dessa animação fantástica), e por algum motivo acho que a versão em portugês que toca duranta a animação, no momento do jantar dos dois conversa e casa extremamente bem com a animação, até mais que a versão original... Acho tb Let it go bacana, mas overrated na minha opinião. Enfim, nesse quesito, a Disney "chuta bundas" rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante da trilha de Tarzan, André! Two worlds é bem linda mesmo, You'll be in my heart fez um baita sucesso na época. Enfim, é uma trilha bem bonita e contagiante.

      Eu também amo Beauty and the Beast, é uma música linda! E isso que você falou sobre a versão em português é verdade... eu acho que não gosto tanto da versão em inglês, mas a nossa é realmente linda. Geralmente, eu gosto bem mais das versões cantadas nos desenhos do que das equivalentes feitas como singles... (Colors of the wind, por exemplo, só gosto da do desenho!). Mas Beauty and the Beast com a Celine Dion e o Peabo Bryson é lindona ♥.

      É, André, também acho Let it go superestimada. Definitivamente existem músicas da Disney que eu acho beeeem mais lindas (vide minha lista), e animações também. Mas eles são "chuta bundas" mesmo, nem me fale!!

      Excluir